A formação musical - mesmo quando iniciada tão tarde quanto o ensino médio - aguça a capacidade crítica para o sucesso académico, segundo uma nova pesquisa sugere.
Os adolescentes possuem habilidades auditivas e de linguagem mais nítidas após o treinamento musical, concluíram os psicólogos.
Os benefícios foram observados após os adolescentes participarem em aulas de música em grupo.
A Professora Nina Kraus, que liderou o estudo, disse: "Embora os programas de música sejam muitas vezes os primeiros a serem cortados quando o orçamento da escola está apertado, estes resultados destacam o lugar da música no currículo do ensino médio. Embora aprender a tocar música não ensine habilidades que parecem diretamente relevantes para a maioria das carreiras, os resultados sugerem que a música pode gerar o que os educadores chamam de "aprender a aprender".
As conclusões vêm de um estudo que acompanhou 40 adolescentes desde antes de entrarem no ensino médio e até três anos depois.
Cerca de metade começou aulas de banda, enquanto o resto se juntou aos Training Corps, os Júniores de Oficiais da Reserva (ROTC). Aqueles que tinham as classes de banda tinham três horas de aulas em grupo por semana na escola.
A atividade elétrica dos seus cérebros foi medida antes e depois. O grupo musical mostrou mais rápida maturação na resposta do cérebro ao som. Também tinham melhores habilidades de linguagem do que aqueles que tinham aderido ao ROTC.
Os autores concluem: "Os nossos resultados apoiam a noção de que o cérebro adolescente permanece recetivo à formação, destacando a importância do enriquecimento durante a adolescência."
Os adolescentes possuem habilidades auditivas e de linguagem mais nítidas após o treinamento musical, concluíram os psicólogos.
Os benefícios foram observados após os adolescentes participarem em aulas de música em grupo.
A Professora Nina Kraus, que liderou o estudo, disse: "Embora os programas de música sejam muitas vezes os primeiros a serem cortados quando o orçamento da escola está apertado, estes resultados destacam o lugar da música no currículo do ensino médio. Embora aprender a tocar música não ensine habilidades que parecem diretamente relevantes para a maioria das carreiras, os resultados sugerem que a música pode gerar o que os educadores chamam de "aprender a aprender".
As conclusões vêm de um estudo que acompanhou 40 adolescentes desde antes de entrarem no ensino médio e até três anos depois.
Cerca de metade começou aulas de banda, enquanto o resto se juntou aos Training Corps, os Júniores de Oficiais da Reserva (ROTC). Aqueles que tinham as classes de banda tinham três horas de aulas em grupo por semana na escola.
A atividade elétrica dos seus cérebros foi medida antes e depois. O grupo musical mostrou mais rápida maturação na resposta do cérebro ao som. Também tinham melhores habilidades de linguagem do que aqueles que tinham aderido ao ROTC.
Os autores concluem: "Os nossos resultados apoiam a noção de que o cérebro adolescente permanece recetivo à formação, destacando a importância do enriquecimento durante a adolescência."
Sem comentários:
Enviar um comentário